Nosso segundo encontro está chegando e, pensando em enriquecer nossa discussão, postamos mais um material muito interessante sobre o tema:
Letramento e polifonia: um estudo de aspectos
discursivos do processo de alfabetização
"Um desafio que se coloca hoje para a escola é
como trabalhar a apropriação e a criação de conhecimentos,
com base na relação passado/presente/futuro,
de modo a não perder o sentido histórico dos sujeitos e
da sociedade, estando inseridos todos, professores e
alunos, numa dinâmica social altamente complexa e
heterogênea, de uma sociedade capitalista que apela
precipuamente para aspectos individuais dos sujeitos
e para o aqui e o agora.
A dinâmica social mostra-se complexa e heterogênea,
com múltiplas perspectivas. Destaco aqui, principalmente,
a perspectiva cultural, que se expressa em
diferentes áreas do conhecimento (filosófica, científica,
lingüística, artística, de gênero, étnica, religiosa,
entre outras), e a perspectiva de classes sociais, que se
expressa pelos diferentes valores atribuídos por estas
classes aos diferentes conhecimentos, agências, objetos,
atividades, relações e atitudes sociais. As formas
como hoje esses conhecimentos se cruzam, aproximando-se
e afastando-se, ao mesmo tempo, geram necessidades
cada vez mais urgentes de se continuar repensando,
entre muitas outras questões, e, no sentido deste
estudo, a prática pedagógica discursiva, no interior da
prática social, nas suas múltiplas dimensões".
(Cecília M. A. Goulart)
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