sábado, 16 de setembro de 2017

Letramento e polifonia

Nosso segundo encontro está chegando e, pensando em enriquecer nossa discussão, postamos mais um material muito interessante sobre o tema:

Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização 

"Um desafio que se coloca hoje para a escola é como trabalhar a apropriação e a criação de conhecimentos, com base na relação passado/presente/futuro, de modo a não perder o sentido histórico dos sujeitos e da sociedade, estando inseridos todos, professores e alunos, numa dinâmica social altamente complexa e heterogênea, de uma sociedade capitalista que apela precipuamente para aspectos individuais dos sujeitos e para o aqui e o agora. A dinâmica social mostra-se complexa e heterogênea, com múltiplas perspectivas. Destaco aqui, principalmente, a perspectiva cultural, que se expressa em diferentes áreas do conhecimento (filosófica, científica, lingüística, artística, de gênero, étnica, religiosa, entre outras), e a perspectiva de classes sociais, que se expressa pelos diferentes valores atribuídos por estas classes aos diferentes conhecimentos, agências, objetos, atividades, relações e atitudes sociais. As formas como hoje esses conhecimentos se cruzam, aproximando-se e afastando-se, ao mesmo tempo, geram necessidades cada vez mais urgentes de se continuar repensando, entre muitas outras questões, e, no sentido deste estudo, a prática pedagógica discursiva, no interior da prática social, nas suas múltiplas dimensões".

(Cecília M. A. Goulart)


Clique aqui para o texto completo.


Boas reflexões e até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O terceiro encontro do I ciclo de debates "Educação e Infâncias no CPII: Integração e Transição entre Educação Infantil e Ensino Fundam...