Nosso primeiro encontro se aproxima e Edilamar Borges Dias e Rosânia Campos na pesquisa: "Sob o olhar das crianças: o processo
de transição escolar da educação
infantil para o ensino fundamental na
contemporaneidade" contribuem com nossas reflexões sobre o tema:
"Parte de uma pesquisa desenvolvida na rede pública municipal de
educação da cidade de Joinville (SC), que tem como objetivo discutir como
as crianças vivenciam a passagem da educação infantil para o ensino
fundamental. Para tanto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças
que frequentavam o último período da educação infantil, uma pesquisa
etnográfica, iniciada em 2013 e concluída em 2014, quando esse mesmo
grupo de crianças já havia ingressado no 1º ano do ensino fundamental.
Para coleta de dados, foi utilizada a observação participante, o registro
em diário de bordo e o registro fotográfico. Os dados foram analisados
tendo como base o diálogo com as contribuições de diferentes teóricos da
educação, dos estudos provenientes da sociologia da infância e da psicologia
sócio-histórica. As análises evidenciaram que, embora muitas das práticas
da educação infantil sejam incorporadas pela escola, os modos como são
desenvolvidas e como são concebidas pela escola resultam em interações
diferentes com as crianças. Nesse sentido, as crianças indicam que, mesmo
desejando entrar no ensino fundamental, estar na escola é um desafio diário".
Clique aqui para o texto completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário